terça-feira, 31 de agosto de 2010

Só se faz diferença, fazendo...


Todos sabem que semana passada foi a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, certo? Mas muita gente não sabe que tem pessoas que arregaçam as mangas e vão a luta. Assim é Fernando Neves, presidente da ADCC (Associação dos Cadeirantes de Caruaru). Além de toda programação realizada pela cidade, Fernando dedicou seu tempo também as escolas. Olha que show, ele mesmo foi conversar com os pequenos e mostrar que as diferenças só trazem ganhos. Aprendendo a conviver com as diferenças, futuramente teremos jovens e adultos mais tolerantes, solidários, e acreditando que todos, sem exceção são capazes de fazer algo de produtivo. 
O "Blog Escolas Inclusivas: sonho ou realidade" tem o maior orgulho de apresentar as iniciativas do nosso grande amigo Fernando e aproveita a oportunidade para parabenizá-lo pelas ações que vem desenvolvendo. 

Para quem ainda não conhece este rapaz guerreiro de Pernambuco, dê um pulinho na entrevista que ele nos presenteou no dia 14 de agosto. Clique aqui> Entrevista com Fernando Neves

  

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais um bom exemplo no Estado do Paraná

O Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, localizado no município de Guaratuba, no litoral do Paraná, é uma escola comprometida com a inclusão. A escola fez algumas reformas para garantir a acessibilidade: construiu rampas, banheiro especial, e alargou portas. Também se preocupou em garantir a presença de profissionais capacitados para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, entre eles, intérpretes da linguagens de sinais (Libras), para auxiliar no aprendizado.  A chegada de Anderson, o aluno com paralisia cerebral, levou o colégio a construir um triciclo para que ele pudesse se movimentar facilmente de um ambiente para outro. O modelo é semelhante ao veículo que ele já usava, tanto em casa quanto para se deslocar até à escola.

LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA CLICANDO AQUI: Escola do Paraná está comprometida com a inclusão

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tecnologias Assistivas nas escolas

Pesquisa vai, pesquisa vem - "hehehe" -  e hoje encontrei um livro disponibilizado em PDF sobre as tecnologias assistivas nas escolas. É um livro produzido pelo Instituto de Tecnologia Social e em minhas primeiras olhadas já fiquei encantada. Com certeza será muito útil para meu TCC. Quer se aprofundar mais no assunto? Clique aqui: Tecnologia Assistiva nas escolas

Vejam que magnífico o texto poético de apresentação

"Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua
vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da
sociedade em que vive, sem ter consciência de que é
dono do seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio,
de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros
problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um
desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois
está sempre apressado para o trabalho e quer garantir
seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e
se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção
daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
Renata Vilella

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Afinal, o que é Tecnologia Assistiva?

Tecnologias Assistivas são peças de equipamentos ou sistemas de produtos que tem como objetivo melhorar as habilidades de pessoas com limitações funcionais - física ou sensorial.
Existem vários tipos de tecnologias assistivas: adaptações para atividades da vida diária, sistemas de comunicação alternativa, unidades de controle ambiental, adaptações estruturais em ambientes domesticos, profissionais ou públicos, adequação da postura sentada, adaptações para déficits visuais e auditivos, equipamentos para a mobilidade, adaptações em veículos, entre outros.

SAIBA MUITO MAIS E EM DETALHES CLICANDO AQUI > Informações Básicas sobre Tecnologias Assistivas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Diferença funcional/Diversidade Funcional

Entenda com o Psicólogo Ray Pereira porque utilizar o termo diferença funcional/diversidade funcional e não deficiência.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BOA NOTÍCIA - Tecnologia assistiva dá autonomia a alunos com deficiência neuromotora

Ampliar as possibilidades de comunicação alternativa, garantir o acesso à informação e ao conhecimento e favorecer a participação educacional, social e cultural. Estes são alguns benefícios proporcionados pela tecnologia assistiva e pelo apoio especializado aos 187 alunos com deficiência neuromotora atendidos pela rede pública estadual. “É um meio concreto de inclusão e interação destes alunos com o mundo”, afirma a técnica-pedagógica do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação, Marisa Bispo Feitosa. 

LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA E VEJA O BELO EXEMPLO QUE O ESTADO DO PARANÁ ESTÁ DANDO.


CLIQUE AI > Tecnologia assistiva dá autonomia ...

Pensando meu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Estou ainda pensando e repensando, mas hoje após algumas leituras, canetadas (rabisquei muito) e digitadas (aí apaguei muito também), estou aqui mostrando minha viagem...

Tema escolhido:
Escola Inclusão e Tecnologias Assistivas

Pergunta de Partida:
Alunos com diversidades funcionais são contemplados nas questões de acessibilidade (recursos e serviços adequados) para proporcionar a possibilidade de realizar projetos educacionais que envolvam o uso das mídias e tecnologias? – ainda não estou contente com minha pergunta, mas a essência é exatamente o que está aí: os projetos de inclusão digital realmente incluem todos? O que está sendo feito?

Tipo de Trabalho:
Pensando que tipo de trabalho pretendo realizar, estou considerando duas opções. Num primeiro momento gostaria de saber mais sistematicamente sobre o que se tem escrito sobre a inclusão social, inclusão digital e tecnologias assistivas para após abordar relatos de experiências desenvolvidos. A minha grande dificuldade em relação à segunda opção é o receio de não conseguir encontrar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento. A pretensão é fazer confronto entre teoria e prática.

domingo, 22 de agosto de 2010

Semana Nacional do Deficiente


Começou ontem, dia 21 de agosto a Semana Nacional do Deficiente e vai até o dia 28. A semana, pelo Brasil a fora, terá várias programações. Um grande evento que está acontecendo hoje em Porto Alegre é a passeata do Movimento SuperAção ( leia mais clicando no jogo da velha #). Nosso blog também vai tentar postar durante esta semana ações nas escolas que possibilitem a inclusão dos deficientes na vida escolar. Começamos hoje com dois exemplos em forma de vídeo. O primeiro vídeo é a história de um menino que se sente como um cachorro , pois só recebe ordens dos pais. O pai do menino é representado por um garoto com Síndrome de Wilson (leia sobre clicando no asterisco *). No segundo vídeo, você assistirá uma aluna surda dançando. Para realizar os passos e movimentos da dança, a professora batia com o pé no chão e a menina sentia a vibração. Os dois vídeos fazem parte da Mostra de Cinema da Escola de Educação Básica Lauro Müller.




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tecnologia para TODOS na escola?

As escolas têm sido equipadas com tecnologias e mídias. A grande discussão é o uso com competência ou não pelos educadores e alunos, e percebemos que de passo em passo as tecnologias vão se tornando instrumentos necessários para efetivação da qualidade de ensino em nosso país. A constituição garante ensino de qualidade para todos, sendo assim, é lógico que as tecnologias assistivas também devem estar presentes no contexto escolar para atender as diferenças funcionais¹, afinal as pessoas com mobilidade reduzida² estão inseridas (devem estar)  na vida social.
Teoricamente tudo bem. E na prática? Estamos realmente sabendo vivenciar a inclusão digital e social? Estamos preparados para lidar com as tecnologias assistivas? As escolas têm laboratórios de informática dentro das normas da acessibilidade? Os projetos inclusivos desenvolvidos nas escolas também contemplam o uso das tecnologias ou só trabalham com a aceitação das pessoas com mobilidade reduzida ou com síndromes, e o seu acesso ao prédio escolar?
1 e 2 - Termos utilizados na entrevista com Fernando Neves. 
Clique aqui para ler a entrevista: Fernando _ Presidente da ADCC



Por que estou fazendo este post?


Porque estou pensando meu TCC...


Tema escolhido:
Escola Inclusão e Tecnologias Assistivas


O que quero saber?
A inclusão digital na escola contempla as tecnologias assistivas?
Como os educadores estão buscando atender a todos para a efetivação da inclusão?
Que projetos são desenvolvidos nas escolas com tecnologias assistivas?


O que quero fazer?
Elencar ações que possibilitam a inclusão digital para todos.
Propagar os projetos desenvolvidos com tecnologias assistivas, vislumbrando a possibilidade de realizá-los.


PENSANDO, PENSANDO, PENSANDO...MUITA COISA AINDA VAI MUDAR.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mitos da Acessibilidade Web

Passeando pelo site Acesso Digital encontrei um artigo muito interessante de Lêda Spelta. Ela nos esclarece os sete mitos existentes em relação a ACESSIBILIDADE WEB. Vale a pena ler  o artigo  na integra, mas vou deixar aqui uma amostra, para estimular sua ida até lá.

MITO 1 - Acessibilidade Web é só para deficientes visuais.
MITO 2 - Na prática, o número de usuários beneficiados com a acessibilidade é relativamente muito pequeno.
MITO 3 - Fazer um site acessível demora e custa caro.
MITO 4 - É melhor fazer uma página especial para os deficientes visuais.
MITO 5 - Um site acessível a deficientes visuais não é bonito.
MITO 6 - Vamos por parte: primeiro fazemos o site, depois fazemos acessibilidade.
MITO 7 - A gente sabe o que é bom para o usuário.
VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER O ARTIGO. É FANTÁSTICO!

Clique aqui >> Acessibilidade Web: 7 mitos e um equívoco

HÁ MUITOS OUTROS ARTIGOS MAGNÍFICOS. 


sábado, 14 de agosto de 2010

Entrevista com Fernando Neves – Presidente da A.D.C.C


O Blog Escolas Inclusivas: sonho ou realidade entrevistou  com exclusividade (por telefone), neste sábado, Fernando José de Oliveira Neves, presidente da ADCC – Associação dos Cadeirantes de Caruaru – Pernambuco. Fernando se define assim: Um ser humano simples com defeitos, virtudes e que a cada dia procura viver de uma forma mais coerente possível para ser feliz. Sou cadeirante desde 1977 devido à poliomielite (Paralisia infantil), blogueiro, estudante, presidente da A.D.C.C., pai de Lucas, marido de Mísia, amo ao senhor JESUS e sou apaixonado pela vida!

Blog: Lemos em seu blog que acabou de terminar o ensino médio e está se preparando para o ENEM. Como foi sua passagem pela escola?

Fernando: Tive que parar de estudar por um bom tempo, trabalho, família para auxiliar no sustento e a falta de acesso adequado as escolas, fizeram com que adiasse um pouco mais meus estudos. Durante cinco anos estudei via internet para fazer os exames do supletivo e consegui eliminar várias disciplinas. Infelizmente física, matemática e química não conseguia passar então tive que entrar no EJA (Educação de Jovens e Adultos) para ter aulas presenciais.

Blog: No EJA você teve acesso ao laboratório de informática?

Fernando: Em nenhum momento. Tive apenas aulas expositivas. Acesso ao computador e internet só em casa.

Blog: Também em seu blog lemos sobre os ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência. A associação está em campanha para trazer este benefício para Caruaru. Pode nos falar um pouco sobre ela?

Fernando: Este ônibus é do município de São José da Lagoa Tapada no Estado da Paraíba que tem na faixa de sete mil habitantes. Postei em meu blog para mostrar as pessoas que é possível ter aqui em Caruaru também. Somos quase que trezentos mil habitantes e não temos um ônibus desses. Existem muitos cadeirantes no interior de Caruaru que precisam desse transporte para ir à escola. Contamos com duas vans cedidas por empresários daqui do município e elas não dão conta da demanda. Voluntariamente vou começar a trabalhar com o promotor do Ministério Público no Núcleo da Adversidade. É lógico que irei levar este projeto do ônibus escolar adaptado. Recebemos verba do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e com ela podemos adquirir ônibus iguais a esse. Vamos conseguir com certeza.

Blog: Você tem visitado as escolas de Caruaru? Tem acesso para os cadeirantes? E as salas de informática são preparadas para recebê-los?

Fernando: As escolas que tenho ido tem acesso sim, inclusive nas salas de informática, mas por incrível que pareça, não tem banheiros adaptados.

Blog: Que movimentos a associação realiza para ter uma escola de qualidade para os cadeirantes?

Fernando: Não só para os cadeirantes, mas para todos com diferença funcional, a associação está sempre procurando melhoria em sua qualidade de vida. Antes mesmo de chegar à escola, é necessário ter transportes adequados, rampas de acesso, entre outros. Estaremos sempre lutando para que todos que têm mobilidade reduzida possam chegar a todos os lugares. Agora em Caruaru temos sete ônibus adaptados, mas ainda é pouco, temos muitos cadeirantes em localidades mais distantes e que estes ônibus não chegam. É nossa prioridade.

Para acessar o blog do nosso entrevistado clique aqui >>>Fernando Acessibilidade

A.D.C.C. - UMA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS, QUE VISA A INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE. NOSSO CNPJ.: 08.190.682/0001-54
FUNDADA EM 5 DE ABRIL DE 2005.
BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CONTA CORRENTE: 654-0
AGÊNCIA: 0051
OPERAÇÃO:003
FONE:(81)8886-2191
E-MAIL:cadeirantes@hotmail.com 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Movimento SuperAção


 PASSEATA MOVIMENTO SUPERAÇAO PORTO ALEGRE 2010

Vai acontecer do dia 22 de agosto
No Parque da Redenção...
À partir 13:30 horas (Concentração) 

Quer saber mais sobre o Movimento SuperAção e entender qual seu objetivo?
Entre aqui:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quando a escola é de vidro

Baseado na obra de Ruth Rocha, os alunos da EEB Lauro Müller produziram o curta-metragem "Quando a escola é de vidro". Assista, reflita e dê sua opinião.





O curta-metragem traz uma discussão acerca das escolas que ainda trabalham no tradicional onde o professor é o emissor dos conteúdos e o aluno mero receptor, sem direito a opinião própria e autoria de sua história.
No momento histórico onde educadores vem discutindo a inclusão social, a inclusão digital, o "fazer inovador na educação", não é possível ainda aderirmos aos antigos "vidros" de mesmo tamanho onde as crianças e jovens precisam se modelar. Na grande maioria são "vidros" pequenos onde geralmente os alunos ficam esmagados, sem ar e acabam perdendo a curiosidade nata.
É preciso e urgente quebrar estes "vidros" nas escolas. Ousar! Buscar conhecer o que as TICs trazem para inovar nossa prática pedagógica. Criar novas possibilidades de aprendizagem para todos. Descobrir, enfim, o que as tecnologias podem proporcionar para amenizar a exclusão social.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Inclusão Digital para todos

São tantos os problemas sociais, na educação, saúde e habitação;  não só na estrutura material, mas também e principalmente na estrutura humana. Preconceitos, discriminações, racismo estão presentes no dia-a-dia das pessoas e vem provocando uma crescente exclusão social. Tal acontecimento invade as escolas e o "diferente" do modelo que a sociedade impõe perde, por muitas vezes, sua própria identidade. 
Paralelo a inclusão ou exclusão social, vem a tecnologia. Escolas começam a serem equipadas com TICs e a grande maioria dos profissionais da educação ainda são resistentes em inovar; por medo do novo, ou por falta de conhecimento. Nesta realidade a inclusão digital fica em segundo plano ou é excluída também.
Apesar da resistência ainda ser em um número bastante significativo, muitos profissionais da educação vem utilizando em suas aulas e projetos, as ferramentas que as TICs proporcionam. Abaixo você conhece alguns projetos e programas, basta clicar para chegar até ele:

1. Inclusão Digital - Governo Federal
2. Professores e alunos desenvolvem projeto de inclusão digital - Nova Cantu - PR
3. Inclusão digital com inclusão social - São José dos Campos
4. Inclusão digital e o deficiente visual - Pelotas - RS
5. Projeto torna inclusão social e digital umna realidade no Amazonas
6. Cinema incentiva a leitura de alunos da EEB Lauro Muller - Florianópolis - SC
7. Projeto Game na escola - EEB Lauro Müller - Florianópolis - SC 
8. Projeto Escola de Todos

SE VOCÊ CONHECE UM PROJETO OU PROGRAMA QUE DEVERIA ESTAR NESTA LISTA NOS COMUNIQUE.

Fonte de inspiração para o tópico:
SILVEIRA, S. A. Inclusão digital reduz exclusão Social? Disponível em:< http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/112-destaques/1643-fotografite > Acesso em 10 ago 2010.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A inclusão digital para deficientes visuais

Reportagem realizada para a matéria de Teria da Mídia, orientada pelo professor Edson Capoano, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Alunos do 4º semestre de Jornalismo




MÃOS DE CEGOS
(Tiago Duarte)

As mãos, para mim, são tudo.
Com elas percebo o mundo;
Viajo por todas as partes,
Atinjo recantos profundos.

Vou a lugares distantes,
De difícil acesso.
E com meia dúzia de pontos
Tudo o que se escreve, leio.

Têm dom de tocar instrumentos,
Também sabem acariciar.
Com elas crio meu tempo
E tudo o que se imaginar.

São a base da minha vida,
Descobrem coisas sem parar.
Os dedos são meus olhos,
me ensinam a viver, a sonhar.

Agradeço a Deus por me dar
Tão precioso presente
Com elas vou construindo
Um mundo mais conivente.

Fonte: http://www.braillu.com/2009/03/maos-de-cegos.html

A História de Mariana na Escola

Mariana, aluna surda do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Lauro Müller, em seu cotidiano. O vídeo traz relatos de alunos, professores e família sobre a inclusão de Mariana na escola.




A INCLUSÃO DIGITAL DO SURDO

A IATEL (Instituto de Audição e Terapia da Linguagem), sociedade civil localizada na grande Florianópolis, vem desenvolvendo desde 2002 o Projeto Inclusão Digital do Surdo em sua unidade. Além de ensinar LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)para seus alunos e professores (em forma de capacitações), a IATEL também vem incluindo seus alunos na "era digital". Parceiros não só das famílias de seus alunos, a sociedade ainda dá suporte as escolas pólos que atendem alunos com deficiência auditiva.
Confira o projeto neste endereço: http://www.sc.sucesu.org.br/projeto/projetoIATEL.pdf

Inclusão digital: qual a realidade que vivemos?

Sabe-se que os governos têm investido na construção de uma infra-estrutura tecnológica de acesso e na capacitação tecnológica do cidadão. Grande parte das escolas brasileiras já possuem espaços informatizados e vem criando projetos de democratização digital, no entanto ainda há muitos problemas a serem sanados. A resistência de um número significativo de profissionais a nova realidade é um deles. A "Era Digital" nas escolas esbarra com duas realidades distintas. Um grupo acredita nas possibilidades que ela oferece ao aprendizado e o outro não vislumbra mudanças alguma. Posturas criticas impedem o avanço neste setor. E o que assistimos são escolas divididas entre a didática tradicional e a digital.

Segundo Maria Conceição da Costa "atualmente uma parte dos governos nacionais e da sociedade civil aposta que as redes informacionais e a comunicação digital em um cenário de transformações rápidas alteram as práticas políticas e lançam novos desafios para a defesa e expansão dos direitos dos cidadãos.Uma tecnologia que transforme os indivíduos em cidadãos, que pense a nova cultura tecnológica a partir de uma nova ecologia da comunicação e do conhecimento. Uma cultura que tem a simulação como metodologia, o ciberespaço como ponto de encontro, o uso massivo da informática e de novos dispositivos de inscrição, são fatores essenciais para o aparecimento de novas formas de construção e transmissão do conhecimento. Os conceitos de cidadania, de direitos humanos, de novas formas de socialização e de conhecimento se redefinem nesse novo ambiente."

Sendo a escola um espaço de democratização, reflexões, ensino e aprendizagem  faz-se necessário aprendermos a lidar com essa nova prática. Muitos educadores precisam "acordar" e perceber que estão indo na contra-mão da história. Nossos alunos são filhos da tecnologia. E-mails, blogs, chat, entre outros, são ferramentas de fácil acesso e manuseio. Não é possível ensinarmos somente no quadro-giz e nos livros didáticos enquanto no contra-durno nossas crianças e jovens navegam na internet, muito mais "ligados" e aprendendo muito além do que ensinamos.

Inclusão digital: qual a realidade em que você vive?

Fonte:  http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/300/194
            Fotos: acervo da Escola de Educação Básica Lauro Müller

Por que nasceu o blog?

A princípio o "Blog Escolas Inclusivas: sonho ou realidade?" nasceu para a realização de um trabalho da disciplina Projeto Pedagógico Ambientes Interativos Virtuais do Curso de Especialização Tecnologias em Educação da PUC - Rio, no entanto, ao construi-lo, foi aflorando uma vontade de não só realizar uma atividade acadêmica, mas também trazer para minha realidade. Enfim, discutir com outros profissionais da educação sobre a inclusão nas escolas. Compreendendo aqui que o blog vai discutir a inclusão social e digital.


E que possamos crescer juntos!

Abraços Fraternos

Márcia Raquel